sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Nucleo ESTEP

Carlos Alberto Soffredini

É um dos grandes nomes da dramaturgia brasileira. Sua obra é baseada em pesquisas sobre cultura e arte popular. Seu primeiro destaque como autor foi o texto "O Caso Dessa Tal de Mafalda, Que Deu o Que Falar e Que Acabou Como Acabou, Num Dia de Carnaval", que lhe, em 67, o prêmio de dramaturgia do SNT. Outros textos se seguiram: "Vem Buscar - me Que Ainda Sou Teu" (prêmio APCA, APETESP e Mambembe do MEC de São Paulo), "Na Carrêra do Divino" (prêmios APCA e Mambembe do MEC de São Paulo), "Mais Quero Asno Que Me Carregue Que Cavalo Que Me Derrube", "Minha Nossa" e "Pássaro Poente" (prêmio do Mambembe do Rio de Janeiro). Como diretor, fundou e liderou dois importantes grupos de trabalho: grupo de Teatro Mambembe e Núcleo ESTEP - Núcleo de Estética Teatral Popular. Participou da criação das Radionovelas Gessy Lever, onde escreveu e dirigiu "Pablo e Joana", "Anita - Heroína por Amor", "Vem Buscar Que Ainda Sou Teu", "Bruno e o Sal da Terra", "Epopéia de Canudos". Com o texto do espetáculo "De Onde Vem o Verão", ganhou os prêmios APESTEP, APCA e Moliére - Air France, todos em 92. Em cinema , foi premiado com o Kikito do Festival de Gramado de 85 pelo roteiro de "A Marvada Carne".


Renata Soffredini e o Espetáculo "Minha Nossa"

Renata Soffredini retoma a idéia do Grupo Estep (criado por Sofredini, em 1985), formado para o desenvolvimento de uma estética teatral popular, de circo teatro, que o autor pesquisou na época em que estava à frente do grupo Mambembe. “Agora estou revitalizando o que chamo de Linguagem Estética Soffredini”, explica Renata.

Com novo elenco, Renata prepara os atores com oficinas e aulas para a estética. O espetáculo a porta da estréia é "Minha Nossa", que fala do atentado contra imagem de Nossa Senhora de Aparecida.


.....

Espetáculo: MINHA NOSSA de Carlos Alberto Soffredini
Direção: Renata Soffredini

Pré-estréia: 28 de Novembro,
Estréia: 05 de Dezembro
Apresentações: 08 e 15 de Dezembro,
às quartas-feiras, às 22h30, no Espaço Satyros 02, Praça Roosevelt 124, tel: 3258.6345. Capacidade: 50 lugares.
Elenco: Adriano Veríssimo, Alex Morales, Fernanda Sanches, Jefferson Coimbra, Luh Quintans, Marcos Barros, Marina Bastos, Regina Arruda, Silmara Garcia, Soraia Rivelino, Yan Soffredini e outros.

Um comentário:

Soraia disse...

O Nucleo Estep é mais que um grupo de teatro. São pessoas unidas por uma linguagem única: a estética Soffredini, esse grande autor que mora em nossos corações por sua obra e por seu caráter.
Sinto-me muito feliz e honrada por trabalhar com pessoas tão talentosas e amigas.
Beijos mil galera do Estep! Hu Hu!
Sô.